Para quem quer gerar a própria energia com um sistema de energia solar deve considerar uma área para as placas solares que seja adequada para sua instalação.
A energia solar é uma fonte de energia limpa e sustentável e que pode reduzir o valor da fatura de energia em até 95%.
Medidas de uma placa solar
Para se ter uma ideia, confira as medidas médias dos painéis de acordo com as potências:
• Painéis com potências máximas entre 315W e 380W
Largura 90-100 cm
Altura 190-200 cm
Espessura 4-5 cm
• Painéis com potências máximas entre 400W e 480W
Largura 100-110 cm
Altura 200-220 cm
Espessura 4-5 cm
• Painéis com potências máximas entre 500W e 580W
Largura 110-120 cm
Altura 220-240 cm
Espessura 4-5 cm
Além disso, é preciso levar em conta o local que os painéis serão instalados, qual será a inclinação e se haverá necessidade de espaçamento entre eles.
No entanto, se sua área para as placas solares é limitada, recomenda-se que você adquira painéis com potências maiores, embora o tamanho também seja maior, permite menor quantidade painéis.
Calculando a quantidade placas solares
O primeiro passo para calcular o tamanho da área para as placas solares de um sistema é saber a quantidade de placas que serão necessárias.
Passo 1: calculando a geração mensal de uma placa solar
Para isso, é preciso considerar a potência do painel, o tempo de exposição à radiação solar e a perda do sistema, cerca de 20%.
Como exemplo, vamos utilizar uma placa solar de 330W de potência exposta à uma radiação solar útil diária de 5 horas. O cálculo da geração por dia ficaria assim:
330 x 5 x (1 x0,20) = 1.320 Watts-hora (Wh) ou 1,32 quilowatts-hora (kWh)
Esse resultado multiplicado por 30 dias equivale a uma geração de 39,6 kWh por mês.
Passo 2: calculando a quantidade de placas solares
Depois de definir quantos kWh uma placa solar gera por mês, vamos descobrir quantas são necessárias para atender a demanda do seu imóvel.
Digamos que o seu consumo médio mensal seja de 500W, então calculamos:
500 / 39,6 = 12,62
Isto é, seriam necessárias 13 placas solares de 330W para o seu sistema produzir energia suficiente para sua demanda.
Ah, lembra que mencionamos anteriormente que quanto maior a potência dos painéis, menor será a quantidade necessária?
Vamos considerar esse mesmo exemplo, porém agora com painéis de 550W. Fazendo as contas, uma placa solar com essa potência gera cerca 66 kWh por mês.
Para suprir os 500W mensais, seriam necessárias 8 placas solares de 550W. Ou seja, um sistema com a mesma capacidade, porém com 5 painéis a menos.
Calculando a área para as placas solares
Bom, agora que já sabemos as medidas e a quantidade exigida, fica mais fácil calcular a área para as placas solares, não é?
Como as placas medem aproximadamente 200 x 100 cm, cada uma ocupa 2m². Isto significa que um sistema com 8 placas solares requer uma área de 16m², no mínimo.
Entretanto, se o local possui muitas interferências, como chaminés, árvores ou alguma construção que podem fazer sombra nas placas, você pode considerar de 7m² a 10m² para cada kWp do seu sistema.
Usando o mesmo exemplo do tópico anterior, um sistema com 8 placas de 550W possui uma potência de 5,5 kWp (10 x 550 = 5.500 Watts). Este sistema pode ocupar entre 38,5m² e 55m².
Pronto! Agora você sabe como calcular a área para as placas solares do seu sistema!
Lembrando que a área e quantidade de placas solares podem variar de acordo com o modelo escolhido, o local que será feita a instalação e as variáveis que podem influenciar no espaçamento entre as placas.
Do mesmo modo que os cálculos da geração mensal de uma placa solar podem mudar conforme a região e o clima.
Economize até 95% na conta de luz!
Para facilitar os cálculos e tirar todas as dúvidas, clique no botão de simulação a seguir e fale agora com um de nossos consultores.
Nós vamos te ajudar a dimensionar o tamanho de um sistema ideal para a sua necessidade e te passar um orçamento sem compromisso.
Adquira já um kit solar, gere sua própria energia e reduza o valor da sua fatura em até 95%!