Não vá embora sem garantir sua economia de energia.

Ícone fechar.

Seu futuro,
nossa energia.

Um investimento prático e inteligente,
com retorno garantido por décadas.

E descubra o quanto poderá economizar
na sua conta de energia.

0800 343 3030

Seu futuro, nossa energia.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

Banner Desktop: O que é energia solar? Banner Mobile: O que é energia solar?

2022

O que é energia solar?

Os 3 tipos de energia solar

Quando ouvimos ‘energia solar’ logo associamos com energia elétrica, pois é a mais popular. Entretanto, além da fotovoltaica existem outros tipos de energia que também são provenientes do sol.
  • Energia solar fotovoltaica: consiste em transformar a radiação do sol em energia elétrica (já já vamos falar mais sobre ela!);
  • Energia solar térmica: ou também aquecedor solar, é aquela que utiliza diretamente o calor do sol para aquecer outro meio, geralmente água;
  • Energia heliotérmica: esse método é mais complexo e é utilizado somente em processos industriais, pois consiste na transformação da irradiação solar direta em energia térmica e subsequentemente em energia elétrica.
Agora que você já sabe que existem 3 tipos de energia solar, vamos continuar falando da mais utilizada: a fotovoltaica. Continue lendo!

Energia solar fotovoltaica

A energia solar é  uma fonte alternativa, renovável e sustentável de energia, pois é proveniente da radiação do sol e não impacta o meio ambiente.

A energia solar fotovoltaica foi estudada por vários anos até que, em 1958, o engenheiro Russell Shoemaker Ohl criou a primeira placa solar feita de silício, similar com a que utilizamos hoje em dia.

Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, as placas solares foram aprimoradas, o processo de produção foi otimizado e, com isso, tornaram-se mais eficientes e acessíveis aos consumidores.

Recentemente, a fonte solar fotovoltaica ultrapassou o gás natural e virou a terceira fonte mais utilizada no mundo, ficando atrás apenas da hidroeletricidade e da energia eólica.

Como funciona?

De maneira simples, a energia solar fotovoltaica é a conversão da radiação solar em energia elétrica.

Os painéis solares são compostos por células fotovoltaicas feitas de material semicondutor, normalmente o silício. Quando a luz solar incide sobre essas células, ela provoca a movimentação dos elétrons do material condutor, gerando eletricidade.

Então, o inversor solar transforma a eletricidade gerada pelos painéis de corrente contínua para corrente alternada, para que ela possa ser utilizada.

Para que um sistema fotovoltaico atenda toda a demanda do imóvel, é preciso analisar qual é a média de consumo de energia do mesmo e dimensionar o projeto de acordo com a necessidade.

Vantagens e desvantagens

A energia solar fotovoltaica vem ganhando cada vez mais espaço no mercado devido aos seus diversos benefício. Confira os principais:
  • Energia renovável, já que o sol é inesgotável;
  • Energia limpa, pois não emite gases poluentes e não produz resíduos tóxicos;
  • Sistema silencioso;
  • Possui baixa manutenção;
  • Vida útil de mais de 25 anos;
  • Sistema de autogeração mais barato do mercado;
  • Pode ser instalada em telhados, otimizando espaços;
  • Valoriza o imóvel;
  • Pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica;
  • Amplamente disponível em todo o mundo, especialmente em países tropicais, como o Brasil;
  • Economia de até 95% da conta de luz.
Por outro lado, a energia solar também apresenta algumas desvantagens, veja:
  • Custo de aquisição elevado;
  • Não gera energia no período da noite;
  • Ainda faltam incentivos no Brasil;
  • O desempenho varia de acordo com as condições atmosféricas;
  • A fabricação das placas solares apresenta certos impactos ambientais, como alto consumo de energia e uso de materiais tóxicos.

Afinal, energia solar fotovoltaica vale a pena?

A busca pela sustentabilidade e por mais economia, tanto pelo setor público quanto privado, faz dessa fonte de energia uma das mais promissoras atualmente.

A queda dos preços e o aumento das opções de linhas de financiamentos também favorecem o crescimento dessa fonte.

Seja para sua residência, empresa ou área rural, com a energia solar fotovoltaica, você gera a própria energia e reduz a sua fatura em ATÉ 95%.

Embora a energia solar fotovoltaica tenha algumas desvantagens, é um excelente custo-benefício. Então sim, VALE A PENA!

Você gostaria de saber quanto custa um kit solar para seu imóvel?

Clique no botão de simulação a seguir e faça uma simulação gratuita ou fale com um de nossos consultores para receber um orçamento gratuito.
Imagem ilustrativa

Economize até 95% em
sua conta de luz.

Quero Simular meu Investimento

Assine nosso newsletter.