Não vá embora sem garantir sua economia de energia.

Ícone fechar.

Seu futuro,
nossa energia.

Um investimento prático e inteligente,
com retorno garantido por décadas.

E descubra o quanto poderá economizar
na sua conta de energia.

0800 343 3030

Seu futuro, nossa energia.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

Banner Desktop: Inversor solar: Tudo que você precisa saber Banner Mobile: Inversor solar: Tudo que você precisa saber

2022

Inversor solar: Tudo que você precisa saber

O que é inversor solar?

O inversor solar funciona como um adaptador de energia, transformando energia de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA).

Sem essa adaptação, é impossível utilizar a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos em aparelhos elétricos do imóvel.

Além disso, o inversor solar também é importante para a segurança do sistema, pois ele possui dispositivos de proteção que desconecta o sistema em caso de queda ou sobrecarga de energia.

Para garantir a segurança, os inversores solares precisam atender uma série de testes de qualidade e segurança nacionais e internacionais para serem homologados e entrar em funcionamento.

Alguns modelos de inversor solar também fazem o monitoramento e permite acompanhar a produção de energia em tempo real, via wi-fi.

Como um inversor solar funciona?

O inversor solar é tem o formato de uma caixa metálica com um visor e alguns botões. Embora seja simples por fora, por dentro é um sistema bem complexo e cheio de componentes.

Na prática, a energia que a distribuidora de energia dispõe é na forma de corrente elétrica alternada (CA) e todos os equipamentos elétricos comuns conectados em casas, comércios e indústrias utilizam a energia dessa forma.

Porém, a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos é na forma de corrente elétrica contínua (CC).

A função do inversor solar é transformar essa energia em corrente contínua gerada pelos painéis fotovoltaicos em corrente alternada para a utilização dessa energia no imóvel.

Essa transformação se dá por um sistema de circuitos integrados que ligam e desligam a energia em corrente contínua milhares de vezes por segundo, ou seja, em uma frequência de Hertz (Hz).

Como o inversor fica permanentemente ligado à rede, no caso de quedas de energia, ele desliga automaticamente, evitando riscos ao serviço de manutenção e sobrecargas no próprio gerador.

Além disso, por meio de sinal wi-fi, alguns modelos de inversor solar enviam dados da geração de energia do sistema através de aplicativos para smartphones ou computadores.

Onde o inversor solar deve ser instalado?

O inversor solar deve ser instalado em um local protegido de intempéries, ventilado, longe de fontes de calor (churrasqueiras e fogões) e pontos de água (torneiras e máquina de lavar).

Em residências, geralmente são instalados próximo do quadro de luz, mas também podem ser fixados em outro local melhor indicado.

Já em comércios e indústrias, cujo o sistema fotovoltaico são maiores, é possível construir uma sala somente para abrigar os inversores solares, pois estes vão ocupar um bom espaço.

Contudo, o local para a instalação do inversor solar vai da necessidade do cliente. Pode ser fixado próximo a ele para pode acompanhar a produção constantemente ou colocar mais longe devido ao pequeno ruído emitido pelo equipamento.

Tipos de inversores solares

Embora tenham a mesma função, converter energia gerada pelos painéis fotovoltaicos em energia adequada para o uso, há dois tipos de inversores solares. Veja abaixo.

On grid

Inversor solar on grid, ou também conhecido como grie-tie, é o mais utilizado no mundo.

Este equipamento tem a função de conectar o sistema fotovoltaico on grid de residências, comércios, indústrias ou áreas rurais à rede elétrica da distribuidora de energia.

Além do mais, esse tipo de inversor solar é projetado para desligar o sistema rapidamente da rede elétrica caso haja queda de energia.

Esse desligamento automático é um procedimento de segurança chamado de anti-ilhamento e é necessário para garantir que o sistema não continue injetando energia enquanto os técnicos trabalham nos reparos da rede.

Off grid

Ao contrário do on grid, o inversor solar off grid é desenvolvido para sistemas desconectados da rede elétrica.

Nesse tipo de sistema, ao invés do inversor solar interagir com a rede elétrica, ele vai direcionar a energia gerada para um banco de baterias.

Além do inversor solar e das baterias, os sistemas off grid também precisa de um controlador de carga, responsável por gerenciar as cargas das baterias e evitar sobrecarregamentos.

Esses equipamentos adicionais encarecem o sistema e, por isso, esse tipo de sistema é mais viável para locais que não tem acesso à rede.

Sua utilização é mais comum para abastecimento de sistemas de telefonia e de rádio, estações meteorológicas, entre outros.

Principais marcas de inversores solares

Com o crescimento da energia solar, aumentou também a competitividade dos fabricantes de equipamentos que compõe um sistema fotovoltaico, dentre eles, o inversor solar.

Essas são principais marcas de inversores solares do mercado atualmente:

  • ABB
  • Deye
  • Fronius
  • GoodWe
  • Growatt
  • REFUsol
  • SAJ
  • SMA
  • Sofar
  • SolarEdge
  • Sungrow

A Maringá Solar trabalha somente com marcas certificadas que possuem garantia e qualidade em seus produtos.

Fale com um de nossos consultores

Por fim, como você viu, o inversor solar é uma importantíssima parte que compõe o kit de energia solar.

Sem ele é impossível utilizar a energia que for gerada pelos painéis fotovoltaicos, além de garantir a segurança do sistema.

Quer saber mais sobre energia solar? Vamos bater um papo! Clique no botão de simulação a seguir e fale agora com um de nossos consultores!

Tire suas dúvidas e faça uma simulação do kit solar ideal para sua necessidade. Gere sua própria energia e economize na conta de luz!

Imagem ilustrativa

Economize até 95% em
sua conta de luz.

Quero Simular meu Investimento

Assine nosso newsletter.