Não vá embora sem garantir sua economia de energia.

Ícone fechar.

Seu futuro,
nossa energia.

Um investimento prático e inteligente,
com retorno garantido por décadas.

E descubra o quanto poderá economizar
na sua conta de energia.

0800 343 3030

Seu futuro, nossa energia.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

Banner Desktop: 5 curiosidades sobre Energia Solar que você (provavelmente) não sabe Banner Mobile: 5 curiosidades sobre Energia Solar que você (provavelmente) não sabe

2022

5 curiosidades sobre Energia Solar que você (provavelmente) não sabe

1. Primeiro estádio de Copa do Mundo com usina solar fica no Brasil

O Brasil é referência mundial na utilização de energia solar, sim!

O Estádio Mineirão, localizado em Belo Horizonte (MG), foi o primeiro estádio do mundo a sediar uma partida da Copa do Mundo (Colômbia x Grécia, em 14 de junho de 2014) operando com uma usina solar.

A usina conta com 6 mil painéis fotovoltaicos de silício cristalino instalados na cobertura do estádio, ocupando uma área de 11,5 mil m².

Contudo, esse sistema tem capacidade de 1,42 MWp. Desta, apenas 10% é usada no estádio e o restante é distribuído pelo estado através da rede elétrica da CEMIG (Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais).

Além disso, o Estádio Mineirão também possui outras atitudes sustentáveis, como por exemplo, reaproveitamento de resíduos e reaproveitamento da água da chuva.

Todas as atitudes sustentáveis somadas levaram o Estádio Mineirão a receber a  certificação máxima de construção sustentável, o LEED Platinum.

A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é utilizada em 143 países e engloba parâmetros econômico, social e ambiental, além dos quesitos de liderança, inovação, gestão ambiental e responsabilidade social.

2. A maior usina solar do mundo

Você já parou para pensar na imensidão da maior usina solar do mundo?

O complexo Bhadla Solar Park é a maior instalação de energia solar no mundo e está localizado no distrito de Jodhpur, no estado do Rajastão, na Índia.

Tal região é descrita como “quase inabitável” devido ao seu clima seco, árido, de altas temperaturas e muita incidência solar, o que favoreceu a implantação de uma usina solar no local.

O projeto foi construído em quatro fases, sendo iniciado em 2017 e finalizado em 2020.

Ao todo, o complexo solar possui uma potência de 2.245 MW e utiliza 10 milhões de painéis fotovoltaicos que ocupam uma área de mais de 5,7 mil hectares.

Contudo, a meta do projeto é ajudar a Índia a obter 17% de sua energia a partir da fonte solar.

3. Energia solar até no espaço

Outra das curiosidades sobre energia solar é que a NASA utiliza o sistema solar na Estação Espacial Internacional (ISS).

Atualmente, são 8 painéis fotovoltaicos gigantes que geram até 160 kW de energia durante o dia orbital.

Como esses painéis já estão em uso há algum tempo, a NASA está atualizando o sistema fotovoltaico da Estação Espacial, acrescentando mais 6 painéis fotovoltaicos que irão produzir de 20% a 30% mais energia.

No entanto, o uso da energia solar pela NASA não para por aqui!

Recentemente, a NASA contratou três empresas americanas para desenvolverem protótipos de geração de energia para serem utilizados na Lua.

Os protótipos devem ser construídos a partir de painéis fotovoltaicos verticais com mastros de 10 metros de altura.

Além disso, devem permitir a instalação de forma autônoma e capacidade de retrair e serem realocados, caso necessário.

Outras exigências são que o sistema não seja muito grande e nem muito pesado para que fique fácil de transportar, além de se manter estável em terreno inclinado e ser resistente à poeira lunar.

Segundo a NASA, esses painéis serão utilizados para fornecer energia para habitats, rovers, assim como outras missões robóticas e tripuladas.

Contudo, a expectativa é que os novos painéis estejam prontos para ser instalados na Lua até o final desta década.

Incrível, não é?

4. Super árvores solares