Falar agora com um Representante

Qual é a melhor posição dos painéis fotovoltaicos?

Um sistema fotovoltaico precisa da irradiação do Sol para gerar energia, por isso, saber qual é a melhor posição dos painéis fotovoltaicos é imprescindível para melhorar a eficiência do sistema.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o posicionamento ideal dos painéis fotovoltaicos de um sistema de geração de energia solar.

Qual é a melhor direção?

O Brasil se encontra no hemisfério sul e aqui o Sol nasce no Leste, sobe se inclinando para o Norte e se põe no Oeste, conforme figura abaixo.

Posição do sol ao longo do dia.

Por conta disso, a melhor posição dos painéis fotovoltaicos é voltada para a face Norte, pois é o lado que recebe maior incidência solar.

Dessa forma, o seu sistema fotovoltaico produzirá mais energia.

No entanto, se você não possui telhado voltado para a face Norte, não se preocupe, as perdas não são tão grandes.

A perda de geração de energia para faces Nordeste e Noroeste variam entre 3% e 8%.

Já nas faces Leste e Oeste, você pode perder entre 12% a 20% da capacidade.

Contudo, JAMAIS instale os painéis fotovoltaicos voltados para a face Sul, pois há baixíssima incidência solar, o que inviabiliza a geração de energia.

Capacidade de geração de energia em cada face do telhado.

Outro cuidado que precisa ter é analisar possíveis sombras no local de instalação.

Por exemplo: você tem telhado voltado para a face Norte, mas ele recebe sombra de uma árvore boa parte do dia, então, pode não ser viável instalar os painéis nesse lado.

Por isso, o local de instalação deve ser estudado para que o sistema fotovoltaico tenha a maior geração de energia possível.

E a melhor inclinação?

O ângulo de inclinação dos painéis fotovoltaicos também influenciam na capacidade de geração de energia do sistema.

No geral, o melhor ângulo de inclinação é o mesmo da Latitude do local a ser instalado.

Por exemplo, a Latitude da cidade de Maringá (PR) é 23°, ou seja, a melhor posição dos painéis fotovoltaicos para este caso é voltado para o Norte, inclinado a 23°.

Contudo, é melhor que os painéis fotovoltaicos tenham um grau de inclinação menor do que o da latitude do que maior.

Portanto, se tiver que escolher entre um telhado muito inclinado e outro mais plano, escolha a segunda opção, que deverá gerar mais energia.

Escolha uma empresa capacitada

Em conclusão, saber qual é a melhor posição dos painéis fotovoltaicos vai influenciar na capacidade de geração de energia.

É por essas e outras que é de extrema importância escolher uma empresa capacitada para a instalação do seu sistema fotovoltaico.

Além de analisar o melhor posicionamento do painéis, oferecer equipamentos de qualidade e certificados vão aumentar a eficiência e a vida útil do seu sistema.

A Maringá Solar é referência no mercado de energia solar. Fale agora com um de nossos consultores e solicite seu orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Preencha o formulário abaixo e receba um orçamento personalizado em poucos minutos!