Por que é necessário fazer manutenção nas placas solares?
As placas solares ficam em ambientes externos e, por isso, estão sujeitas ao acúmulo de poeiras e sujeiras.
E quanto mais sujas, menos energia as placas solares produzem.
Com a sujeira, as placas não conseguem captar o máximo da radiação solar, perdendo sua eficiência e afetando o desempenho do sistema.
Segundo os especialistas, essa perda na eficiência pode chegar até 25%. Bastante coisa, não é mesmo?
Além de garantir a máxima geração de energia do sistema, a manutenção também evita danos e perda de garantias .
Contudo, as manutenções são indispensáveis para prolongar a vida útil dos equipamentos e garantir o bom funcionamento do sistema.
Os tipos de manutenção das placas solares e do sistema fotovoltaico
Existem três tipos de manutenção que são feitas, não apenas nas placas solares, mas em todos os componentes que integram o sistema fotovoltaico.
Manutenção Preditiva
A manutenção preditiva consiste em fazer uma inspeção visual de todos os equipamentos do sistema fotovoltaico a fim de detectar arranhões, manchas, rachaduras ou qualquer indício de danos.
Manutenção Preventiva
Já a manutenção preventiva trata-se da limpeza periódica das placas solares, higienização do inversor solar e uma inspeção completa de todos os componentes elétricos e da estrutura de fixação do sistema.
Manutenção Corretiva
Por fim, a manutenção corretiva ocorre quando algum dano ou falha é identificado e precisa ser reparado para recuperar a integridade e o bom funcionamento do sistema.
Qual a periodicidade das manutenções?
Para manter o máximo desempenho do sistema fotovoltaico, as manutenções devem ser feitas periodicamente.
A primeira orientação é acompanhar o desempenho do sistema fotovoltaico através do sistema de monitoramento.
Quando perceber que houve uma queda do desempenho, é hora de fazer uma manutenção.
A manutenção mais comum é a limpeza das placas solares. A recomendação é fazer a limpeza uma vez ao ano, porém, depende.
Em lugares onde não chove muito e tem muita poeira, é aconselhável fazer de 6 em 6 meses ou sempre que notar que as placas solares estão muito sujas.
É nesse momento que também deve ser feita a inspeção visual, verificar se não há danos nos equipamentos ou degradação da estrutura.
No entanto, se tiver chovido granizo, por exemplo, é bom fazer uma nova inspeção.
A manutenção preventiva de higienização do inversor fotovoltaico e inspeção dos componentes do sistema pode ser feita anualmente.
Contudo, se for encontrada qualquer falha, é necessário providenciar o reparo ou a substituição dos equipamentos danificados.
Cuidados com a manutenção das placas solares
É importante ressaltar que a segurança vem sempre em primeiro lugar!
Toda vez que for manipular qualquer equipamento do sistema fotovoltaico, lembre-se de desligá-lo antes.
A limpeza e manutenção de placas solares instaladas em telhados devem ser feitas por alguém que tenha os equipamentos de segurança e o treinamento adequado.
Além disso, o ideal é usar vassouras específicas para este fim, pois possuem mangueira para passagem de água até as cerdas e sistema de extensão próprio.
Não use materiais ou produtos abrasivos para remover a sujeira das placas solares. Eles podem riscar os painéis e danificar ou remover sua camada protetora, comprometendo o seu desempenho e até mesmo a garantia.
Outra dica é evitar lavar as placas solares sob sol forte, pois a superfície dos painéis vai estar bem quente e pode danificar quando entrar em contato com a água fria.
Contudo, nossa indicação é que seja contratada uma empresa especializada em limpeza e manutenção de sistemas fotovoltaicos.
Dessa forma, a manutenção é feita adequadamente e com segurança.
E se você ainda não tem seu próprio sistema fotovoltaico, está esperando o quê?
Comece a gerar sua própria energia e economize até 95% no valor da fatura. Clique no botão a seguir, fale com um de nossos consultores e solicite um orçamento sem compromisso.