Falar agora com um Representante

Descubra como gerar energia solar em apenas 8 passos

Gerar energia solar é o sonho de muita gente que quer economizar na conta de luz, isso porque um sistema fotovoltaico pode reduzir até 95% do valor da fatura.

Para instalar seu sistema fotovoltaico e começar a gerar sua própria energia, basta seguir estes 8 passos.

1. Solicite seu orçamento

Você tomou a decisão de gerar energia solar e isso é incrível! Agora precisa fazer cotações e encontrar um sistema fotovoltaico que caiba no seu bolso.

Nessa etapa, é importante pesquisar por empresas de confiança e com credibilidade. Muitas vezes o muito barato pode acabar custando caro depois.

Ainda bem que aqui na Maringá Solar você pode contar com qualidade e bom preço!

Além disso, temos uma equipe de consultores que vão tirar todas as suas dúvidas sobre às características de um sistema fotovoltaico, processos, equipamentos ou qualquer outra dúvida que você possa ter.

Clique aqui e veja mais motivos para nos escolher.

2. Fechamento do contrato

Depois de pesquisar muito, encontrou a empresa ideal? O segundo passo para começar a gerar energia solar é fechar o contrato.

Aqui deve ser definido a forma de pagamento, prazos e outras informações sobre o sistema fotovoltaico.

 Agora é só assinar o contrato e partir para o próximo passo.

3. Avaliação do local

Nessa etapa, um profissional fará uma visita técnica no local e coletar todas as informações necessárias para elaborar o projeto executivo.

O profissional coletará imagens e as dimensões do local de instalação dos painéis solares, bem como analisar a inclinação e condições das telhas, condições estruturais e a posição do telhado em relação ao norte.

Além disso, também devem ser verificadas as condições elétricas do imóvel, a existência ou não de aterramento e se o ramal de entrada de energia está respeitando às normas técnicas da concessionária local.

4. Elaboração do projeto

Com base na avaliação do local, a empresa escolhida criará um projeto personalizado para o seu sistema de energia solar.

A equipe de engenharia faz o estudo de viabilidade do sistema fotovoltaico que será instalado, utilizando softwares de simulações fotovoltaicas.

Dessa forma, é possível descobrir com precisão, a presença ou não de áreas de sombra, picos máximos e mínimos de produção fotovoltaica e demais aspectos que podem interferir na geração da energia solar do imóvel.

O projeto também incluirá a seleção dos equipamentos, como painéis solares, inversores, estruturas de fixação, cabos e conectores.

5. Logística

Agora é a hora da equipe de logística entrar em ação. A equipe de engenharia passa uma relação de todo os materiais necessários para a instalação do sistema fotovoltaico.

Todos os equipamentos são separados, embalados e têm suas notas fiscais emitidas.

Por fim, a data de entrega dos equipamentos é agendada e os prazos para a empresa contratada fazer a programação da instalação do sistema fotovoltaico são definidos.

6. Programação da instalação

A sexta etapa consiste na confirmação do recebimento dos equipamentos, na data em que será iniciada a instalação e prazo necessário para o encerramento da obra.

Contudo, a empresa contratada deve definir a quantidade e quais serão os profissionais que farão a instalação do sistema fotovoltaico em seu imóvel.

Agora falta pouco para você começar a gerar sua própria energia solar!

7. Instalação do sistema fotovoltaico

É fundamental que a instalação do sistema fotovoltaico seja realizada por uma equipe treinada e capacitada, pois isso previne problemas futuros que podem diminuir o desempenho do sistema fotovoltaico.

A primeira fase da instalação é a construção da estrutura de fixação. Em seguida, os trilhos são fixados e, por fim, os painéis solares são colocados.

Após a fixação dos painéis solares, inicia-se a instalação da parte elétrica do sistema fotovoltaico.

A conexão da rede elétrica é feita através de cabos fotovoltaicos e do aterramento dos itens metálicos.

O inversor é instalado e conectado por meio do quadro de distribuição do local ou do ramal de entrada. Em ambos casos a conexão é realizada através de disjuntores.

Por fim, a equipe de instalação faz os últimos testes no sistema fotovoltaico onde tudo é verificado, desde a conexão de todos os componentes até às medições de níveis de tensão e corrente.

8. Troca do medidor de energia

O último passo consiste na vistoria feita pela concessionária de energia elétrica no imóvel com sistema fotovoltaico já instalado.

Serão analisada as condições da instalação dos equipamentos utilizados, bem como o cumprimento do projeto e o respeito às normas técnicas da concessionária.

Após a vistoria técnica, a concessionária faz a substituição do medidor de energia elétrica existente, que apenas registra o consumo, por um medidor bidirecional, que vai captar a quantidade de energia consumida pela casa e produzida em excesso pelo sistema fotovoltaico.

Comece a gerar sua própria energia solar

Agora que você já sabe os 8 passos para gerar energia solar, não é?

Entre em contato com a gente e dê o seu primeiro passo!

Clique aqui e fale agora mesmo com um de nosso consultores.

[banner simule seu kit]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Preencha o formulário abaixo e receba um orçamento personalizado em poucos minutos!