Falar agora com um Representante

Resumo do setor de energia solar em 2022

Entre recordes batidos na capacidade de geração de energia e novas leis em vigor, o setor de energia solar em 2022 aprontou um crescimento em.

Neste artigo de blog, vamos falar sobre tudo que aconteceu no ano e quais a expectativas para 2023. Continue lendo!

Resumão de 2021

Em 2021, houve um aumento recorde de 20% em comparação com o ano anterior. Esse crescimento expressivo pode ser atribuído a dois fatores principais.

O primeiro foi a retomada econômica após o pico da pandemia em 2020. Após a recessão profunda vivida ano anterior, os setores que foram fortemente impactados pelas restrições de circulação começaram a se aquecer novamente.

O segundo fator é o aumento significativo na conta de energia elétrica, especialmente no segundo semestre de 2021.

A falta de chuva levou à escassez de recursos hídricos, o que afetou consideravelmente a geração de energia elétrica no Brasil, que tem sua matriz energética predominantemente hídrica.

Com o acionamento das termoelétricas para evitar apagão, houve um aumento na conta de energia de todos brasileiros, que superou os 20%.

Esses dois fatores trouxeram uma aceleração na procura por soluções para reduzir os impactos e abriram caminho para um crescimento ainda maior em 2022.

Energia solar em 2022

O setor de energia solar em 2022 bateu um recorde histórico no Brasil, gerando uma potência de 22,3 gigawatts.

Com isso, a energia solar ultrapassou a energia eólica já nos primeiros dias de 2023 e se tornou a segunda maior fonte de geração de energia elétrica no país.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), houve um aumento de 59,4% na capacidade de usinas e sistemas de geração própria de energia em comparação com o ano anterior.

A indústria também recebeu mais de R$113,3 bilhões em investimentos e gerou mais de 670 mil novos empregos.

Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o aumento na capacidade operacional de energia solar soma 14,98 gigawatts de geração distribuída e 7,01 gigawatts de geração centralizada.

Além disso, os dados indicam que o crescimento na produção de energia solar se deve principalmente ao início das operações de novas usinas de grande porte no país e ao aumento na procura por instalações fotovoltaicas impulsionado pela Lei 14.300/2022.

Lei 14.300 – Marco Legal da Energia Solar

Sancionada em 06 de janeiro de 2022, a Lei 14.300/2022 instituiu a criação do Marco Legal da Geração Distribuída.

A principal mudança está relacionada ao pagamento de uma taxa que altera a composição da conta de luz, que ficou conhecida como “taxação do Sol”.

Essa taxa refere-se ao Fio B, uma parte do TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição), um dos mais importantes elementos que compõem a tarifa de luz.

O Fio B envolve os gastos referentes ao uso da infraestrutura da rede de distribuição da concessionária local até os pontos de consumo.

Falamos sobre essa “taxação do sol” e como pode te afetar em um outro artigo. Você pode conferir clicando aqui.

A Lei 14.300 entrou em vigor dia 07 de janeiro de 2023 e já passou a valer os critérios estabelecidos pela lei.

Expectativas para 2023

A projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) prevê um aumento de 42% na capacidade da energia solar fotovoltaica para 2023.

Essa estimativa de crescimento sugere que o setor deve alcançar uma capacidade de 34 gigawatts este ano.

A maior parte dessa capacidade virá de sistemas de geração distribuída, que são instalados em telhados de residências e pequenos negócios e permitem a injeção de créditos na rede elétrica da concessionária.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de acompanhar as novidades sobre o setor de energia solar em nosso blog!

Ficou interessado em ter energia solar em sua residência ou na sua empresa? Clique aqui e faça uma simulação online e gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Preencha o formulário abaixo e receba um orçamento personalizado em poucos minutos!