Falar agora com um Representante

Sistemas On grid ou Off grid: Qual é o melhor?

Entre os sistemas on grid e off grid, você sabe qual é o melhor e qual é o mais indicado para a sua necessidade?

Embora o objetivo seja o mesmo – gerar energia a partir da irradiação dos raios solares – os dois tipos de sistemas fotovoltaicos possuem funcionamento diferentes.

Confira como funciona cada tipo de sistema, quais são as diferenças entre os dois, suas vantagens e desvantagens.

Sistema de energia solar on grid

O sistema on grid é aquele conectado à rede pública de distribuição de energia, ou seja, toda a energia produzida e que não foi consumida é injetada na rede pública.

Através do sistema de compensação de energia elétrica, essa energia excedente é transformada em créditos que podem ser utilizados em até cinco anos.

Isto é, em períodos em que a geração de energia é menor, como em dias nublados, e o sistema não conseguir atender toda a demanda, esses créditos são utilizados para complementar a energia que faltou.

Caso não haja créditos disponíveis, a energia consumida a mais é cobrada normalmente na conta de luz. Por isso é importante ter um sistema bem dimensionado para a necessidade do imóvel.

Sistema de energia solar off grid

Já o sistema off grid, também conhecido como sistema isolado, é totalmente independente da rede pública.

Ao invés de ser injetada na rede, a energia produzida é armazenada num banco de baterias estacionárias.

Dessa forma, quando a geração de energia está baixa, as baterias liberam energia para o uso.

Entretanto, enquanto no sistema on grid é possível obter energia ‘extra’ da rede pública, no sistema off grid não há essa possibilidade. É aquilo que tem armazenado nas baterias e ponto!

Vantagens e desvantagens dos sistemas on grid e off grid

Agora que você já sabe a diferença operacional de cada tipo de sistema, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de cada um deles.

On grid

 A principal vantagem do sistema on grid é que ele dispensa o uso de baterias e isso permite um custo de aquisição muito mais barato.

Além disso, num período em que a geração for muito baixa e a demanda for muito alta, é possível ‘comprar energia’ da distribuidora para suprir a necessidade.

Por outro lado, como é utilizado a infraestrutura da rede pública, é necessário pagar pela taxa de disponibilidade da mesma. É o que chamamos de tarifa mínima e varia de acordo com o padrão instalado no imóvel (monofásico, bifásico ou trifásico).

Outra desvantagem que muitos desconhecem é que quando há queda de energia na rede pública, o sistema on grid é automaticamente desligado também. Isso acontece por questão de segurança, caso contrário o sistema continuará injetando energia, podendo causar acidentes.

Off  grid

O sistema off grid é a melhor opção para quem quer livrar completamente da concessionária de energia.

Justamente por ser independente da rede pública, não há a necessidade de pagar pela taxa de disponibilidade , trazendo uma economia maior na conta de luz.

Porém, as baterias necessárias para compor o sistema off grid possuem um custo muito elevado, além de precisarem ser trocadas com o tempo já que a vida útil delas é mais curta que dos painéis fotovoltaicos.

E como já mencionamos, a disponibilidade de energia é limitada conforme a capacidade das baterias.

Se, por acaso, você aumentar muito o consumo de energia num período em que a geração está bem baixa, você pode acabar ficando sem energia até que as baterias sejam recarregadas.

E aí, qual é o melhor?

Enfim, não tem uma resposta certa, cada um dos sistemas de energia solar tem seus prós e contras. É preciso analisar qual se encaixa melhor com a sua necessidade.

No geral, o sistema on grid apresenta o melhor custo-benefício, por ser mais barato e mais prático. Esse tipo é o mais utilizado aqui no Brasil.

Já o sistema off grid é mais indicado apenas para locais remotos, onde não há fácil  acesso à rede pública, devido ao custo maior de instalação e manutenção.

Seja qual for a sua escolha, aqui na Maringá Solar você encontra sistemas on grid e sistemas off grid. Clique aqui e descubra quanto custa o kit solar ideal para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Preencha o formulário abaixo e receba um orçamento personalizado em poucos minutos!