Foto do Perfil

Maringá Solar

online
X

Economize na conta de energia com nosso Sistema de Energia Solar. Preencha abaixo com seu nome e telefone para falar conosco pelo WhatsApp.

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp

Você pode economizar até 95% na sua conta de energia

Não vá embora sem garantir sua economia de energia.

Ícone fechar.

Seu futuro,
nossa energia.

Um investimento prático e inteligente,
com retorno garantido por décadas.

E descubra o quanto poderá economizar
na sua conta de energia.

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
0800 343 3030

Seu futuro, nossa energia.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

Banner Desktop: Tecnologias futuras em energia solar: o que esperar? Banner Mobile: Tecnologias futuras em energia solar: o que esperar?

Energia solar

Tecnologias futuras em energia solar: o que esperar?

Não precisa ser um grande conhecedor de energia solar para saber que a tecnologia por trás do sistema é resultado de um processo de evolução tecnológica que o mundo vem passando nestas últimas décadas. O que talvez você não saiba é que este processo de evolução é contínuo e a tendência é que no futuro o sistema energético se aperfeiçoe ainda mais, utilizando-se sempre com o que há de mais moderno no campo da ciência.

No conteúdo de hoje vamos conhecer as tecnologias que já estão transformando e melhorando o sistema de energia solar, e ainda indicar as tendências para o futuro deste modelo de energia que é limpa, renovável e sustentável.

Uma boa leitura.

O futuro chegou ao sistema de energia solar

Estamos passando por uma revolução energética, e muitos já conseguem perceber isso mais de perto. 

À medida que as fontes de energia com base em combustíveis fósseis tradicionais foram trocadas para fontes de energia renováveis, o mundo passou a viver uma transformação ambiental sem precedentes, com a energia solar ganhando mais protagonismo, e sem chance de voltarmos ao que éramos antes.

E uma das razões para acreditarmos que este é um caminho sem volta são as novas tecnologias que estão sendo incorporadas ao sistema, aperfeiçoando, popularizando e tornando cada vez mais acessível para todos.

Quer ver mais de perto?

Podemos começar falando do uso do que talvez seja o grande símbolo do futuro em termos de tecnologia, que é a inteligência artificial.

Há ferramentas de IA com diversas funções estratégicas, como auxílio em diagnósticos, prevenção de doenças e otimização de processos.

No sistema de energia solar o uso da inteligência artificial tem como foco o controle ou prevenção do desempenho dos sistemas solares. 

Tais sistemas são compostos por grandes volumes de dados para processamento, regras complexas e rotinas matemáticas. 

Para agrupar, organizar e analisar estes dados que as ferramentas de IA são extremamente úteis.

Algoritmos de IA também conseguem prever a produção de energia com base em condições climáticas, otimizar o desempenho dos painéis, além de encontrar erros no sistema.

A evolução dos painéis solares

Parte que dá vida ao sistema de energia solar, os painéis também vêm passando por um processo continuo de aperfeiçoamento, sendo beneficiados pela evolução tecnológica.

As melhorias trazem como foco uma maior eficiência e uma melhor capacidade de conversão de luz solar em eletricidade.

Podemos citar tecnologias como os painéis solares de perovskita que estão ganhando cada vez destaque.

Mas o que seriam estes painéis?

As células solares de perovskita são uma das mais promissoras tecnologias no campo da energia solar, que são feitas de materiais cristalinos que têm o potencial de aumentar bastante a eficiência dos painéis solares.

São mais eficientes e, sobretudo, mais baratos para serem produzidos, ajudando assim o sistema a se tornar mais acessível.

Painéis solares bifaciais

Continuando a falar da evolução dos painéis, temos essa novidade que vem transformando a maneira como capturamos energia solar. 

Os painéis bifaciais absorvem luz solar de ambos os lados, podendo assim aumentar a eficiência em até 30% quando comparamos com os painéis tradicionais, utilizados atualmente. 

Isso acontece pelo fato da tecnologia conseguir aproveitar a luz refletida pelo solo e outras superfícies, maximizando a captação de luz. 

A Internet das Coisas sendo usada nos sistemas de energia solar