Foto do Perfil

Maringa Solar

online
X

Economize na conta de energia com nosso Sistema de Energia Solar. Preencha abaixo com seu nome e telefone para falar conosco pelo WhatsApp.

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp

Você pode economizar até 95% na sua conta de energia

Não vá embora sem garantir sua economia de energia.

Ícone fechar.

Seu futuro,
nossa energia.

Um investimento prático e inteligente,
com retorno garantido por décadas.

E descubra o quanto poderá economizar
na sua conta de energia.

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.
0800 343 3030

Seu futuro, nossa energia.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

Banner Desktop: Energia solar no agronegócio: sustentabilidade e economia Banner Mobile: Energia solar no agronegócio: sustentabilidade e economia

Energia solar

Energia solar no agronegócio: sustentabilidade e economia

Um dos maiores responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil nestas últimas décadas, o agronegócio tem estado sempre na vanguarda quando o assunto é tecnologia em prol da produtividade. Exatamente por isso uma das principais tendências para o setor hoje em dia se concentra no uso da energia solar como forma de gerar economia e de promover um futuro sustentável.

Para você que trabalha no setor, a utilização de energia solar gera diversas vantagens e o investimento tem se mostrado dos mais rentáveis e seguros.

Neste conteúdo vamos conversar sobre as principais características que a energia solar possui e como esta fonte alternativa, limpa e renovável tem o poder de potencializar ainda mais o setor agro brasileiro.

Uma boa leitura!

Agronegócio e energia solar


Não é muito difícil entendermos a relação que o agronegócio possui atualmente com uma fonte de energia limpa como a energia solar. Isso pelo fato do Brasil ser um país de dimensões continentais, com uma das maiores áreas rurais do mundo, e com um clima tropical.

Este cenário ajuda a entender como a energia solar tem o potencial para alavancar ainda mais um setor que é dos mais importantes (senão o mais) para a economia brasileira.

Para você ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o setor rural foi responsável, em 2020, por 13,2% da potência de geração distribuída de energia solar fotovoltaica no país, com investimentos nas propriedades que chegaram a marca de R$1,7 bilhão.

O sistema solar fotovoltaico no agronegócio

O sistema de energia solar fotovoltaico pode ser utilizado em propriedades rurais brasileiras de duas formas diferentes:

  • On-grid

Esse é o sistema mais popular no Brasil, é conectado à rede elétrica. Esta recebe os excedentes energéticos gerados e posteriormente entrega energia durante períodos de baixa produção.

  • Off-grid

Já no sistema Off-grid não há conexão com a rede elétrica, e desta forma o excedente energético é armazenado em baterias presentes no sistema.

As aplicações de energia solar no agronegócio

São diversas as possibilidades de aplicação da energia solar:

  • Residências;
  • Áreas de vivência;
  • Agricultura de precisão;
  • Bombeamento de água;
  • Ventilação;
  • Cerca elétrica para proteção do gado;
  • Monitoramento da propriedade.

Energia solar no agronegócio representa economia


Quando pensamos nas vantagens que tornam a energia solar tão atrativa para ser direcionada para o agronegócio, o primeiro argumento usado é o da economia, que para um setor que produz muito, com dezenas e centenas de processos de produção, representa uma grande fatia do orçamento mensal.

Além disso, há uma economia ainda mais abrangente, já que estamos falando de uma fonte de energia que gera independência e estabilidade para fazendas e empresas do setor. As localidades rurais brasileiras sofrem com instabilidades na rede elétrica, além de oscilações tarifárias que a depender da época do ano pode indicar um reajuste muito considerável na conta de luz.

Assim, possuir uma fonte de energia solar fotovoltaica garante estabilidade e uma diminuição sistemática do custo através dos descontos nas contas de energia, que podem chegar a índices próximos a 95%.

Retorno do investimento

Outra forma de entendermos a economia que o sistema de energia solar gera para o agronegócio brasileiro é observando as taxas médias de retorno do investimento.

Esta taxa para um sistema de energia solar fotovoltaico gira em torno de 5 a 6 anos, o que significa que vai demandar este tempo até que todo o investimento seja pago.

A questão principal é que a estrutura responsável por gerar energia solar (os painéis) possuem uma durabilidade que tende a chegar a 25 anos, ou seja, após o investimento ser pago, haverá um usufruto de quase 20 anos de energia solar, o que se mostra um investimento extremamente vantajoso para proprietários rurais.

Ou seja, todos estes motivos, quando colocados no papel, podem ser responsáveis por uma enorme economia de custos, além de representar uma oportunidade de crescimento, de aumento de competitividade e de sustentabilidade.

Energia solar, agronegócio e sustentabilidade


Sustentabilidade inclusive está na primeira página de importância do agronegócio brasileiro. Um setor que se caracteriza por estar sempre na vanguarda de tendências não poderia ficar de fora desta que é uma das maiores preocupações do mundo atualmente, que é o desrespeito ao meio ambiente. 

Em um cenário de preocupações constantes, a energia solar chega como uma fonte de esperança para a construção de um planeta mais sustentável.

Isso acontece por diversos motivos: ela não produz emissões de gases de efeito estufa durante a geração de eletricidade; também não requer a extração de recursos naturais nem a produção de resíduos tóxicos, como algumas fontes de energia convencionais.

Ou seja, ela representa uma nova forma de enxergar a produção de energia e as empresas que a abraçarem terão condições diferenciadas de crescimento.

Fala-se isso por conta do marketing envolvido em temas como sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.

Há diversas pesquisas que mostram que o consumidor está atento com empresas que não trabalham a ideia de sustentabilidade, e que elas possuem uma preferência por marcas que respeitam o meio ambiente e fazem a sua parte para a construção de um planeta mais saudável.

Assim, empresas do agronegócio podem utilizar este marketing do bem para potencializar seu comércio, alavancar as vendas e melhorar cada vez mais a marca perante o público externo.

Conclusão

Fonte de energia que será cada vez mais necessária no futuro, a energia solar já é responsável por diversas transformações que vem acontecendo no país, e o agronegócio brasileiro é um dos setores que mais vem ganhando e usufruindo desta nova tecnologia.

Vimos que a energia solar representa economia e sustentabilidade para o agronegócio, e por isso o seu investimento é um dos mais seguros.

E você, já pensou em adquirir esta fonte de energia limpa, renovável e sustentável?

Conheça a Maringá Solar. 

Há mais de 10 anos oferecemos soluções fotovoltaicas que impulsionam o uso da energia solar, contribuindo para um futuro mais eficiente, amigável ao meio ambiente e favorável ao desenvolvimento econômico.

Solicite um orçamento e comece uma verdadeira revolução na sua forma de consumir energia. 

Imagem ilustrativa

Economize até 95% em
sua conta de luz.

Quero Simular meu Investimento

Assine nosso newsletter.

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.