Imagina morar numa casa pronta para o futuro? Uma casa que gera a sua própria energia, sustentável, renovável, limpa e com baixo impacto no meio ambiente. Se você não sabe do que estamos falando, então te apresentamos a energia solar, resultante da luz e do calor do sol, e que tem um enorme potencial para se tornar protagonista em um país continental e tropical como o Brasil.
Hoje vamos conversar sobre essa fonte alternativa de energia e apresentar um guia completo para todos que estão iniciando no assunto.
Vamos explicar o conceito, mostrar os benefícios, explicar a economia por trás deste modelo de energia, além de tirar as principais dúvidas que você pode ter sobre este assunto.
Vamos começar?
O conceito de energia solar
A primeira coisa que precisamos entender é que a energia solar, tal como o nome adianta, é uma fonte de energia produzida tendo como base os raios solares.
É muito simples o seu conceito inicial, e basta entender que é uma energia proveniente do sol, e que por isso normalmente se diz que é uma fonte de energia limpa, sustentável, renovável e que não agride o meio ambiente, afinal de contas, os raios solares são recursos naturais dos mais abundantes existentes.
Os tipos de energia solar
A energia solar pode gerar energia através de três tipos diferentes:
Energia solar fotovoltaica
Este modelo transforma a energia do sol em eletricidade com o uso de placas fotovoltaicas;
Energia solar térmica
Neste tipo, o calor da radiação solar é transferido para água ou óleo, para depois ser utilizado como fonte de calor;
Energia solar heliotérmica
Já esta última concentra raios solares para gerar energia.
O sistema solar fotovoltaico
Vimos que há três tipos principais de energia solar, e dentre elas a fotovoltaica. Já esse sistema possui três tipos distintos:
On-grid
O sistema mais popular no Brasil, é conectado à rede elétrica. Esta recebe os excedentes energéticos gerados e posteriormente entrega energia durante períodos de baixa produção;
Off-grid
No sistema Off-grid não há conexão com a rede elétrica, e desta forma o excedente energético é armazenado em baterias presentes no sistema;
Híbrido
Como todo sistema híbrido, ele mistura elementos de ambas, ou seja, eles são conectados na rede elétrica, mas possuem baterias para armazenar parte do excedente energético.
O funcionamento da energia solar em sua casa
Para ser bem didático, a partir do momento que a tecnologia de energia solar é instalada em sua casa, ela passa a gerar energia própria.
A geração de energia começa logo pela manhã, porém, como os raios solares ainda estão fracos, a geração de energia tende a ser insuficiente.
A partir do meio-dia, com o sol em seu momento de maior intensidade, a produção de energia acontece em grande quantidade, gerando o suficiente para suprir as demandas de sua casa, e ainda gerando excedentes.
Esses excedentes são enviados à distribuidora e convertidos em créditos para a sua conta.