Falar agora com um Representante

Como é feita a manutenção das placas solares?

Se você já tem ou pretende ter um sistema fotovoltaico, deve estar ciente que precisa fazer manutenção das placas solares, não é?

Não apenas das placas solares, mas de todos os equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico.

Existem três tipos de manutenções: a preditiva, preventiva e a corretiva.

Continue lendo e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre as manutenções das placas solares e do sistema fotovoltaico.

Por que é necessário fazer manutenção nas placas solares?

As placas solares ficam em ambientes externos e, por isso, estão sujeitas ao acúmulo de poeiras e sujeiras.

E quanto mais sujas, menos energia as placas solares produzem.

Com a sujeira, as placas não conseguem captar o máximo da radiação solar, perdendo sua eficiência e afetando o desempenho do sistema.

Segundo os especialistas, essa perda na eficiência pode chegar até 25%. Bastante coisa, não é mesmo?

Além de garantir a máxima geração de energia do sistema, a manutenção também evita danos e perda de garantias .

Contudo, as manutenções são indispensáveis para prolongar a vida útil dos equipamentos e garantir o bom funcionamento do sistema.

Os tipos de manutenção das placas solares e do sistema fotovoltaico

Existem três tipos de manutenção que são feitas, não apenas nas placas solares, mas em todos os componentes que integram o sistema fotovoltaico.

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva consiste em fazer uma inspeção visual de todos os equipamentos do sistema fotovoltaico a fim de detectar arranhões, manchas, rachaduras ou qualquer indício de danos.

Manutenção Preventiva

Já a manutenção preventiva trata-se da limpeza periódica das placas solares, higienização do inversor solar e uma inspeção completa de todos os componentes elétricos e da estrutura de fixação do sistema.

Manutenção Corretiva

Por fim, a manutenção corretiva ocorre quando algum dano ou falha é identificado e precisa ser reparado para recuperar a integridade e o bom funcionamento do sistema.

Qual a periodicidade das manutenções?

Para manter o máximo desempenho do sistema fotovoltaico, as manutenções devem ser feitas periodicamente.

A primeira orientação é acompanhar o desempenho do sistema fotovoltaico através do sistema de monitoramento.

Quando perceber que houve uma queda do desempenho, é hora de fazer uma manutenção.

A manutenção mais comum é a limpeza das placas solares. A recomendação é fazer a limpeza uma vez ao ano, porém, depende.

Em lugares onde não chove muito e tem muita poeira, é aconselhável fazer de 6 em 6 meses ou sempre que notar que as placas solares estão muito sujas.

É nesse momento que também deve ser feita a inspeção visual, verificar se não há danos nos equipamentos ou degradação da estrutura.

No entanto, se tiver chovido granizo, por exemplo, é bom fazer uma nova inspeção.

A manutenção preventiva de higienização do inversor fotovoltaico e inspeção dos componentes do sistema pode ser feita anualmente.

Contudo, se for encontrada qualquer falha, é necessário providenciar o reparo ou a substituição dos equipamentos danificados.

Cuidados com a manutenção das placas solares

É importante ressaltar que a segurança vem sempre em primeiro lugar!

Toda vez que for manipular qualquer equipamento do sistema fotovoltaico, lembre-se de desligá-lo antes.

A limpeza e manutenção de placas solares instaladas em telhados devem ser feitas por alguém que tenha os equipamentos de segurança e o treinamento adequado.

Além disso, o ideal é usar vassouras específicas para este fim, pois possuem mangueira para passagem de água até as cerdas e sistema de extensão próprio.

Não use materiais ou produtos abrasivos para remover a sujeira das placas solares. Eles podem riscar os painéis e danificar ou remover sua camada protetora, comprometendo o seu desempenho e até mesmo a garantia.

Outra dica é evitar lavar as placas solares sob sol forte, pois a superfície dos painéis vai estar bem quente e pode danificar quando entrar em contato com a água fria.

Contudo, nossa indicação é que seja contratada uma empresa especializada em limpeza e manutenção de sistemas fotovoltaicos.

Dessa forma, a manutenção é feita adequadamente e com segurança.

E se você ainda não tem seu próprio sistema fotovoltaico, está esperando o quê?

Comece a gerar sua própria energia e economize até 95% no valor da fatura. Clique aqui para falar com um de nossos consultores e solicite um orçamento sem compromisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Preencha o formulário abaixo e receba um orçamento personalizado em poucos minutos!